terça-feira, fevereiro 27, 2007

Marido na cozinha




















Marido na cozinha

odeteronchibaltazar


Vivem me perguntando o que meu marido faz na minha cozinha. E eu lhes digo:
meu marido se aposentou. E como trabalha somente no período da tarde, resolveu se adonar de um dos meus últimos redutos: a cozinha.
Já notaram que todo homem que se aposenta acaba se metendo na cozinha?
Uns por curiosidade, outros por falta do que fazer e outros ainda, por necessidade de controle. Claro, querem controlar tudo na casa, até o que se come!
Ou será que querem competir com a mulher pelo título de "Rainha do Lar"?
Lembro do meu pai ao se aposentar e ficar sem nada para fazer em casa. É claro que começou a dar pitacos na cozinha. Até pão queria ensinar minha mãe a fazer. E olhem que a minha mãe é daquelas mães que cozinham uma comida de dar água na boca! Não se criou. Minha mãe enxotou-o do seu espaço e ele teve que se contentar com o jornal e a tv.
No caso do meu excelentíssimo marido ele tem a mania de querer controlar tudo na casa e eu, como boa esposa, obedeço. Se ele quer mandar também na cozinha, que mande! Não disputo território. Mesmo porque esse lugar nunca me apeteceu mesmo. Vou brigar se ele quiser entrar no meu computador. Aí, sim, vai ver o que é bom pra tosse!
Das suas investidas na cozinha eu não reclamo. Por que eu iria brigar se ele cozinha com gosto e eu gosto que ele cozinhe? Faz tudo com o maior ânimo e até aprendeu a ajeitar a bagunça que faz quando cozinha.
No começo era um desastre. A comida saía sem gosto ou queimada ou indigesta. A lambaça que fazia para fazer um mero e simples arroz dava nos nervos (Naquele tempo ele não limpava nada direito).
E eu, como boa esposa, fui deixando que ele fizesse os seus "remelexos" sem reclamar, apenas dava dicas de como deixar a cozinha organizada e desengordurada enquanto cozinhava (é claro que eu arrumava tudo depois, mas não custava nada ensinar. Quem sabe mais tarde, ele, além de cozinhar deixasse a cozinha um primor?)
Meus esforços valeram a pena. Agora tenho comida gostosa, e tenho cozinha limpa sem trabalho algum.
Ele vive pegando receita no "Mais você" da Ana Maria Braga e já quer fazer um caderno com receitas. Hummmmm
Tem coisa mais gostosa do que um marido que adora cozinhar?
Tem nada!

odeteronchibaltazar

13 comentários:

Anônimo disse...

Queridíssima...não cheguei a esse ponto,pq não tenho marido faz teeeeeeeeeeeeeeeeeeeeempo,mas tenho cunhado,e posso te dizer..a única coisa que ele faz na cozinha é DAR PALPITE..e geralmente ERRADOS!Haja paciência!rssssssssssss
Vc é uma sortuda!
Beijos coloridos.
Marisa

Anônimo disse...

Odete
Pelo visto, seu marido brinca a sério na cozinha... delícia!
O meu faz o mesmo com as plantas. As varandas aqui de casa ficaram um primor, cheias de folhagens e plantas muito bem cuidadas.
A vantagem maior de maridos que se interessam pelas coisas de casa é que enquanto eles fazem isso, não mexem em outras coisas, e principalmente ficam perto de nós, não acha?
Tristes as mulheres que precisam ir buscar seus companheiros em botecos ou lugares ainda piores.
Agradeçamos a Deus por nossos maridos.
E além disso eu também agradeço por poder ler suas crônicas que são sempre deliciosas!
Beijão

Anônimo disse...

Ah, não tem, mesmo.
Eu penso o seguinte: homem, quando cozinha(pelo menos o meu era assim) se aprimora, faz pratos mais requintados, sempre enfeita daqui e dali pra se mostrar.
É muito legal.
Fora os churrascos de final de semana, a janta, lá em casa, quase sempre era de produção masculina.
kkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

...marido cozinheiro e' otimo!
Estraguei o babe por nao permitir sua presenca na cozinha, mas vez ou outra, ele se fantasia de cozinheiro e faz pratos maravilhosos.
beijos e bom dia pra vc!
camila-la

Anônimo disse...

Olá Odeteeeee...

O meu marido na cozinha ele domina muuuito bem e como!
....Faz o supermercado, hortifruti e guarda tudo direitinho...
Panelas, temperos, ingredientes ficam tudo por minha conta e deixo um troquinho meu:
- Quem cozinha, não limpa a bagunça...sobra pro marido e pro filhote...rss...
beijos temperados,
Mitie

Unknown disse...

Odete,
Há dias quero te dizer o qto gosto dos seus "escritos"...Essa crônica está uma delícia; sabe, faz tempo que não tenho marido, mas acho que se tivesse deixaria cozinhar numa boa, afinal qto menos serviço pra nós, melhor, né?
Também adoro seus scraps, e amo também o PSP. Parabéns, Odete!
Bjsss, Iza

Anônimo disse...

Odete, gosto muito de tudo o que você esceve!!!
Mas este sobre o Marido na Cozinha está demais!
O meu quando se aposentou, começou também a fuçar na cozinha...ele diz que o macarrão só ele sabe fazer...eu adoro...queria que todo o almoço ele também soubesse fazer.
Quem sabe, com jeitinho, um dia eu consiga. Mas tem outros "dotes": passou a fazer supermercado, às veses comigo, outras, só. E quando chega em casa guarda tudinho direitinho... que maravilha...adoro!
E viva os nossos maridos!!!
Beijão, It@ci.

Anônimo disse...

Ai, ai .. quem me dera que meu marido fosse prá cozinha ... Mas qual o quê! Só quer saber de computador, livros e jornal.
E logo eu que detesto cozinhar .. bom, pelo menos aquele trivial, o de todo dia ... argh!!

Beijo!

Anônimo disse...

Oi amiga Odete!
Não vim aqui como advogado de maridos aposentados, contudo penso que outras alternativas não foram ditas. No meu caso, eu vou para a cozinha para dar uma colaborada com a Dona Patroa, e ela adora companhia em qualquer ambiente que estiver. Outro motivo é que eu gosto de preparar o almoço ou janta, vez que outra, me sinto mais integrado ao que me acerca.
Veja só, a turma adora quando eu faço "o ranguinho", eles comentam que é ótimo o meu tempero e que é bom variar um pouco. Nunca tive nenhuma intenção de disputar este espaço com a "ela", ou de controlar nada.
Para você ver, amanhã eu vou pilotar o fogão, eita vidão culinário.
Adorei o seu texto, ele é muito bom, com ele eu pude ver a opinião de alguém "do ladinho delicado".
Beijos,
Sergio.

Anônimo disse...

Odete Querida!Isso se passa aqui em casa tb/. Assim que maridão se aposentou começou ficar na frente da tv meio perdido tadinho vendo de tdo um pouco, parava mais tempo nos canais de culinária, e por coincidência tb/ receitas da Ana Maria Braga,anotava tdo e saia pro supermercado,voltava com os ingredientes todos..rigorosamente como da receita..se não encontrava o que havia sido pedido,não fazia o prato ate não ter tdo a mão, podia ser um mero cheiro verde, mas se fora dito na receita “fresco”, jamais aceitaria colocar um desidratado, e assim começou seu primeiros passos, e hoje é um cozinheiro de mão cheia, faz pratos desde os mais simples ate elaborados e tds deliciosos. Nossa filha Mariana(22 anos) reclama qdo eu vou pra cozinha, diz q. a minha comida não é gostosa como a do pai.
Ahn! Vira e mexe, ele tem uma de fazer surpresas..Não deixa que ninguém entre na cozinha, compra ingredientes as escondidas, para só então qdo está todo pronto apresenta a mesa bem arrumada e o prato surpresa..(acredita que as vezes é um simples omelete?)rs.
Adoro todo que ele faz, mesmo que não fique lá essas coisas elogio, pois o que quero é que ele não desista nunca da nossa cozinha... Eu sou ruinzinha dentro dela;;;
Beijo e vc já sabe né? Amo tdo que escreve.
Lila/Osvaldo Cruz-SP

Anônimo disse...

Olá Menina Querida! Dizer que gosto de seus escritos é mais ou menos como chover no molhado, sabe bem que amo seu estilo, seu tempero sem igual... Vou continuar acompanhando, você é e sempre será tudo de bom. Ao escrever, falar, olhar com esses olhos lindos, acariciar etc... Beijos.

Anônimo disse...

Oi Odete, eu sei bem o que é ter uma marido na cozinha, aqui em cada, como ele não aposentou ainda, é toda noite, sabado e domingo cozinhando...por prazer...e eu adorooooo seu tempero...somos precilegiadas ou não???...bjs
Cássia

cliketyscrap disse...

WOW!!! is this guy drop dead gorgeous or what!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...